O que é psicoterapia?

Você sabe como a psicoterapia pode ajudar?

 

Nos dias atuais ainda é muito comum escutar frases como: “-Tenho vergonha de procurar por um psicólogo”; ou “- Psicólogo é coisa para louco, para pessoas fracas”; ou “- É um serviço apenas para ricos”.

Bem, vamos refletir sobre alguns pontos.

A psicoterapia pode ser iniciada em qualquer momento da vida e em qualquer idade que sentimos a necessidade de ajuda para superar momentos difíceis, conflitos pessoais, buscar o autoconhecimento ou solucionar problemas.

Para começar a psicoterapia não é necessário ter uma indicação médica ou de qualquer outro profissional, qualquer pessoa pode procurar um psicólogo sempre que sentir vontade e ou necessidade.

A psicoterapia tem sempre como objetivo auxiliar as pessoas ao crescimento, ao autoconhecimento, a melhoria da qualidade de vida e a encontrar formas de superar as dificuldades.

 

Encontrar psicólogos que realizam atendimento social, com o valor mais acessível, é muito comum hoje em dia. Se for o seu caso, procure um profissional próximo a você com boas indicações.

Lembre-se, a psicoterapia é um processo de transformação, desenvolvimento e acolhimento, com a finalidade de auxiliar as pessoas a ampliar as suas possibilidades.

Sentiu necessidade? Busque um psicólogo.

Essa atitude fará toda a diferença na sua vida!

------------------------------------------------------------------------------------

Lígia Mendes - Psicóloga CRP 04/39709

AMPLIAR Psicologia Clínica e Educação

Telefone (31) 99292-5933

Fique atento!

junho

Grupo de estudos Introdução a Gestalt-Terapia

Julho

Grupo de Orientação Profissional

Encontros para professores

Agosto

Você conhece a Orientação Profissional? Sabe como funciona?

 

A Orientação Profissional é um processo que auxilia as pessoas no momento de escolha da profissão ou de recolocação no mercado de trabalho.

O momento de ingressar na faculdade é também o momento de escolher a profissão, escolher o seu futuro! Isto pode gerar angustia e ansiedade, principalmente, quando temos dúvidas a respeito das profissões.

O serviço de Orientação Profissional ajudará você a decidir o seu futuro e a decidir com confiança qual é a sua profissão.

Este processo ajuda na diminuição do stress e da ansiedade, promovendo o autoconhecimento (que é compreender melhor as suas aptidões e desejos), a segurança da escolha e ter informações a respeito das profissões.

Funciona da seguinte forma:

De 10 a 12 encontros, 1 vez por semana, com duração de 1h30min cada encontro.

As sessões são individuais ou em grupo, ficando a critério do aluno, nos encontros são realizadas dinâmicas e técnicas que buscam esclarecer as habilidades e características pessoais, pesquisa a respeito das profissões, mercado de trabalho, entre outros.

Entre em contato e tenha maior confiança no momento da sua escolha.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Lígia Mendes - Psicóloga CRP 04/39709

AMPLIAR Psicologia Clínica e Educação

Telefone (31) 99292-5933

Educação

 

Como escolher uma escola para o meu filho?

 

É muito comum que pais no consultório entrem em contato comigo com uma dúvida:

“- Qual escola é a melhor para matricular meu filho”? ou “- Como posso escolher uma escola que meu filho goste”?

Sabemos que esse período na vida dos pais e da criança pode ser um momento de insegurança, podendo gerar angústia para toda a família!

Nem sempre acertamos nas primeiras escolhas, algumas crianças não se adaptam muito bem e se faz necessário à realização de uma transferência escolar.

Aqui vão 3 dicas que podem facilitar o momento dessa escolha:

 

Dica 1 – Visite as dependências da escola.

A pergunta que devemos fazer é a seguinte: As dependências da escola correspondem as minhas expectativas e as necessidades de uma criança/adolescente?

Observação: Sabemos que espaços livres são fundamentais para uma aprendizagem saudável, para a socialização e construção do conhecimento.

 

Dica 2 – Conheça os educadores e diretores da escola.

Faça perguntas, compreenda em qual visão de homem e mundo a escola e os profissionais se baseiam, qual é a formação profissional dos educadores e gestores da escola e, principalmente, conheça qual é a linha pedagógica adotada pela escola.

Acredite, educadores que exercem seu trabalho de forma coesa e fundamentada em uma abordagem pedagógica, apresentam facilidade para ensinar e para compreender o universo da criança.

(Existem diversas linhas pedagógicas, na próxima postagem falaremos sobre o assunto).

 

Dica 3– Observe seu filho e sua dinâmica familiar.

Compreenda que entender como seu filho aprende, descobrir as aptidões e características dele e também a forma que você acredita que ele deve ser educado é muito importante para escolher uma escola que atenda as necessidades de sua família e de seu filho.

A proposta pedagógica da escola eleita por você deve caminhar junto com o que você acredita que é correto para uma educação saudável e, principalmente, como o seu filho gosta e consegue aprender. A escola deve facilitar o aprendizado para que faça sentido aos alunos, despertando o interesse pelo conhecimento de forma criativa.

 

Não se esqueça de que a maior parte do dia do seu filho será dentro da escola, uma boa escolha fará toda a diferença!

Espero que tenha ajudado, deixe o seu comentário.

 

Abraços!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lígia Mendes - Psicóloga CRP 04/39709

AMPLIAR Psicologia Clínica e Educação

Dicas

Cine Psi

Vocês conhecem o documentário Tarja Branca – A Revolução que Faltava? Se não conhecem vale a pena conferir!

Tarja Branca – A Revolução que Faltava, foi lançado no ano de 2014 pelo diretor Cacau Rhode. O documentário aborda a infância e a importância da brincadeira de forma sensível e delicada.

Apresenta diversos profissionais em entrevistas pessoais sobre o tema que nos fazem compreender a brincadeira como ato fundamental para criança.

Assistam, tenho certeza que este olhar pode ajudar a ampliar nossas formas de educação e cuidado com os filhos.

Abraços e bom filme!

Music

© 2017 AMPLIAR psicologia & Educação. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • w-googleplus
  • w-youtube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now